sexta-feira, 30 de maio de 2008

Manias de Rico!

Sabem o que é o Inquérito Nacional de Saúde?
Não!?
Então, vou dar-vos uma ideia geral: O Inquérito Nacional de Saúde é o maior estudo de âmbito nacional a seguir ao Censos. Realiza-se de cinco em cinco anos, disponibiliza informação sobre a prevalência de várias doenças no nosso País, custa milhões ao Estado, e, por conseguinte, aos contribuintes, a maioria dos médicos nem sequer sabem que existe e os que sabem, em geral, não fazem uso dessa informação.

E a Hipertensão Pulmonar sabem o que é?
É uma doença que faz as pessoas terem falta de ar, dor no peito e cair para o lado, entre outras coisas e que mata, em média, 2 anos e meio depois de surgir.
Em Estocolmo, uma cidade com a mesma dimensão de Lisboa, existe um único centro direccionado para o diagnóstico, tratamento e seguimento dos doentes acometidos por este problema. Ainda há muito a caminhar, mas tem bons resultados e funciona.
Em Lisboa, existem quatro locais onde se diagnostica, trata e segue este tipo de casos. As práticas nem sempre são uniformes nos quatro centros (o que é de máxima importância na tentativa de tratar estes doentes), os recursos estão espalhados e a eficácia fica aquém da observada na Suécia. Há a intenção de criar um único centro, mas, até agora não passa disso mesmo: uma intenção. Os Suecos não têm vergonha de dizer: "Temos um único centro." Pelo contrário, dizem-no com orgulho: "Temos um único centro, com resultados."
E eu não tenho vergonha de dizer que temos de perder a mania de acharmos que somos um país rico, ser práticos, antever problemas, concretizar soluções e fazer as coisas andarem! Chega de manias de rico!


Sophia

1 comentário:

Artesanato em MDF disse...

Parabéns pela estrutura e conteúdo de seu blog, forte abraço, renato artesanato em mdf