sábado, 9 de agosto de 2008

Duro de Roer!

O diamante é o elemento mais duro, é o número 1 na escala geológica de dureza, certo!?
Errado!
Parece que o diamante já não é o material mais duro. Há cerca de ano e meio que investigadores das Universidades de Washington, Wisconsin e de Ruhr Bochum afirmaram ter produzido um elemento mais resistente do que o diamante, ao juntarem titanato de bário (material cerâmico) com estanho derretido. Segundo os cientistas, este novo composto, depois de arrefecer, vê alterar-se a sua estrutura cristalina e aumentar o seu volume. Este novo material, sujeito a uma força rítmica, por meio de um electro-íman, evidenciou uma resistência à força de torção dez vezes superior à do diamante.
Quanto à possível utilidade deste material, não se encontram muitas referências às mesmas, mas, a principal aplicabilidade apontada reside na sua promissora utilização na construção de estruturas anti-choque.
Resta saber se este novo material super-resistente não será ainda mais caro do que os diamantes! Se assim for, poderá dizer-se que essas estruturas sairão não a peso de ouro, mas sim, a peso de diamante, isto se tal não puser em causa a sua rentabilidade de tal forma que estas não sejam sequer construídas com este novo material.


Sophia

2 comentários:

Francisco M. disse...

Uau, desta não sabia eu. Ás vezes gostava de ser em parte feito deste material =P

Sophia Pena disse...

Acho que há dias em que todos gostávamos de ser constituídos por este material, e, assim, imunes e inquebráveis face a todas as "pancadas" que apanhamos.
:)