terça-feira, 7 de abril de 2009

Bem Essencial

Apesar de já expressa a minha posição quanto a datas determinadas para dados eventos, acontecimentos ou preocupações que deveriam ser pensados todos os dias, vou referir esta data que me envolve particularmente, tendo em conta as minhas áreas de interesse.
Hoje, dia 7 de Abril é o dia que a OMS (Organização Mundial de Saúde) escolhe, desde 1948, para celebrar, na pessoa plural de todos os seus países membros, o Dia Mundial da Saúde. Este ano o tema é a "Protecção da Saúde Contra as Alterações Climáticas". É também hoje que se assinala o Dia Mundial de Combate à Hipertensão. Mais do que a coincidência na data, alcança-se a coincidência no propósito. Numa altura em que a hipertensão arterial é uma das principais pandemias mundiais, um dos problemas de saúde pública mais expressivos, sobretudo nos países desenvolvidos e ainda longe do controlo desejado, é coerente a sua inclusão neste dia. Contudo, também seria coerente a inclusão de outros problemas na ordem deste dia, problemas que são igualmente pesados para a saúde da população em geral e que caminham muitas vezes a par da hipertensão, como, por exemplo, a Diabetes, o Tabagismo, a Obesidade, a Aterosclerose, entre muitos outros. Todos eles têm o seu dia atribuído, mas, vamos também falar deles hoje, como falamos da hipertensão e das alterações climáticas, vamos falar deles hoje, neste Dia Mundial da Saúde e tentar preveni-los, tratá-los, porque estes são assuntos que nos dizem mesmo muito respeito!
À nossa saúde!!!



Sophia

1 comentário:

Francisco M. disse...

Com toda a consideração que tenho por estas datas, na minha opinião são concordo com existência destes "dias epseciais" dedicados a um tema de saúde (importante...)

A doença quando reside, não permanece por um dia apenas, não avisa quando vai afectar o ser humano e não se cura quando queremos, pelos que cada dia que passa é um dia importante, o nosso dia da saúde, e não apenas uma vez por ano.

Para mim estes dias funcionam um pouco como um "bonito" para ficar bem na imprensa e para lembrar a todos aqueles que trabalham com a saúde a causa nobre que defendem. Para o ser humano? Lembrar mais uma vez que tem um problema (ou pode ter) e que, embora se lembre todos os dias dele, o tenha de controlar/cuidar...

Para os mais descuidados com a saúde, pelo menos lembram-se uma vez por ano que há Hipertensão, etc...