domingo, 2 de março de 2008

"Espelho Meu" Avariado


Creio que todos conhecem, ou pelo menos, já ouviram falar em Anorexia, um doença do comportamento alimentar.
Mas, poucos terão ouvido o termo Vigorexia. Este conceito foi introduzido recentemente pelo psiquiatra Harrison Pope.
Os vigoréxicos, à semelhança dos anorécticos, sofrem de uma distorção da sua imagem corporal. Contudo, contrariamente à Anorexia, a Vigorexia é mais frequente no sexo masculino.
Na Vigorexia, os indivíduos acham que têm falta de tonicidade e musculatura, pelo que praticam exercício físico de forma obsessiva, com o intuito de aumentar a sua massa muscular. Ao exercício físico exagerado, associam, muitas vezes, uma dieta rica em proteínas e o consumo de anabolizantes. Estes comportamentos desadequados resultam numa aquisição de massa muscular pouco apropriada à estatura e constituição física dos indivíduos, que se traduz numa real deformação corporal. Para além disso, verifica-se, nestas pessoas, um isolamento social e um risco aumentado de lesões hepáticas e cardíacas, disfunção eréctil, infertilidade e cancro da próstata.



Sophia

2 comentários:

Casimiro disse...

Podem ser homens grandes... mas deixam de ser claramente grandes homens.

Francisco M. disse...

Não há melhor oportunidade como esta para falar destes temas, que cada vez mais estão em voga. Novamente cuidados redobrados para as raparigas e agora...cuidado homens também.